quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

HISTÓRICO

ALTO DO RODRIGUES, foi fundado por JOAQUIM RODRIGUES FERREIRA (1827 – 1904) em 1870, criado pela Lei nº 2.859, de 28 de março de 1963, desmembrado do de Pendências. Foi instalado em 14 de abril de 1963, que teve como primeiro prefeito o senhor Luiz Moreira da Silva, nomeado pelo então governador Aluísio Alves, que administrou o novo município até 31 de janeiro de 1964, quando passou o cargo para o senhor JOÃO FERNANDES DE MEDEIROS, primeiro prefeito constitucional de Alto do Rodrigues, eleito no pleito eleitoral realizado a primeiro de dezembro de 1963. Com 207,5 km², equivalente a 0,38% sobre o Rio Grande do Norte, localizada na microrregião do Vale do Assu, na mesorregião Oeste Potiguar. Distante 246 quilômetros da capital. Hoje um Município promissor, de homens trabalhadores de uma infra-estrutura de alta qualidade só pecando ainda na falta de capacitação e qualificação para mão de obra procurada por diversas empresas que compõe a sua economia.
Muito município do nosso estado teve sua emancipação política, de forma de colonização, lutas, invasões etc.Diferente do Município de Alto do Rodrigues-RN, que foi de forma de um acordo político entre pessoas influentes dos dois municípios todos querendo juntar o útil ao agradável como veremos a seguir:
As forças políticas dos municípios de Pendências de onde o atual município de Alto do Rodrigues pertencia se uniram com dois objetivos:
1º Eleger o Sr. Gerôncio Queiroz Deputado Estadual onde o mesmo faz parte de uma família tradicional do município de Pendências.
2º Emancipar o distrito de Alto do Rodrigues da cidade sede, para passar a ser Município.
Daí veio os acordos, Gerôncio Queiroz só com os votos da sede não conseguiria se eleger e procurou juntamente com Chico Queiroz, os senhores Álvaro Rodrigues e João Tereza, Chico Elizeu, dentre outros; para fazerem um acordo que mudaria completamente o quadro politico, geográfico e econômico do município sede
O acordo foi o seguinte: O Sr. Chico Queiroz e os outros fizeram uma proposta a ao Sr. Álvaro Rodrigues e aos outros, que se seu filho conseguisse 50% dos votos do distrito de Alto do Rodrigues lhes daria a emancipação, e foi aceito por eles, no final da eleição deram não só 50% e sim 70%, e foi cumprido o acordo e no ano seguinte no mês de março, o distrito passou e se chamar município de Alto do Rodrigues.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
SOU O STRR PMRN JOTA MARIA, NASCIDO NA CIDADE DE MOSSORÓ-RN.AQUI OS OESTANOS VÃO CONHECER A HISTÓRIA DOS MUNICÍPIOS DA MESORREGIÃO . OESTE POTIGUAR. TENHO O MAIOR ORGULHO DE SER MOSSOROENSE E OESTANO DO RIO GRANDE DO NORTE. SOU SOU TORCEDOR DO BARAÚNAS, O MAIS QUERIDO DE MOSSORÓ E INTERIOR DO RIO GRANDE DO NORTE